Visita de estudo a Lisboa

Aproximar o que se aprende na sala de aula ao mundo real é um dos desafios da educação científica. Do mesmo modo, enfatizar a curiosidade e a observação um dos objetivos a atingir. No sentido de concretizar estas missões, no passado dia 18 de março, os alunos do 6.º ano visitaram, na cidade de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento e o Oceanário.

Confortavelmente instalados no comboio da CP, os alunos chegaram à capital e visitaram o maior centro de ciência e tecnologia do país. O Pavilhão do Conhecimento ofereceu a possibilidade de explorarem grandes exposições temáticas e centenas de módulos interativos que estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação. “Água sem filtro” foi a exposição científica que permitiu aos alunos refletirem sobre a temática da sustentabilidade.

De tarde, as turmas tiveram oportunidade de conhecer o grande aquário central, com cerca de cinco milhões de litros de água salgada, o Oceanário. Com quatro habitats marinhos distintos e com um efeito ilusório de um só aquário e um só oceano, a visita desenrolou-se em dois níveis, o terrestre e o subaquático, atravessando as águas temperadas, tropicais e frias dos diferentes oceanos do planeta. Conheceram, ainda, a exposição denominada “Florestas submersas”.

De regresso à cidade de Braga e cheios de ciência e conhecimento, os alunos muito aprenderam e fica a promessa de retorno.