Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito: uma noite especial no CJPII

Na noite da passada sexta-feira, 20 de outubro, a Cerimónia anual de Entrega dos Prémios de Mérito encheu o Altice Forum Braga com centenas de estudantes entusiasmados e pais e professores orgulhosos! A sala, com capacidade para cerca de 1500 pessoas, estava lotada. Foram atribuídos, nesta cerimónia, 638 prémios – 15 dos quais são Prémios de Excelência, o que significa que esses alunos receberam, cumulativamente, o Prémio Curricular, o Não Curricular e o de Atitudes e Valores.

A cerimónia teve início com uma introdução musical, desta vez, com os alunos da Oficina da Música, e depois cantou-se o Hino do Colégio, tendo este sido um momento encantador, contando com as melodiosas vozes, tanto do coro como do público.

Depois do discurso do Dr. Mário Paulo Pereira, decorreu a entrega de prémios aos pequenotes do Primeiro Ciclo, todos eles a saltitar por receberem o prémio que tanto se esforçaram para conseguir.

O clássico vídeo do primeiro dia de aulas no colégio não podia esperar mais… Ouviam-se os alunos expectantes a perguntarem-se se iriam ou não aparecer no vídeo. O certo, é que ficaram todos felizes, tanto por verem os amigos e professores, como ao verem-se a si mesmos. E, assim, chegava a vez do Segundo ciclo. Com o professor Pedro Soares, apresentador da cerimónia, a chamá-los para o palco, cada um subia orgulhoso de si e do seu trabalho.

Para um momento de entretenimento, seguiram-se uns minutos de magia com Afonso Mota, do 6.º ano, o vencedor do Concurso de Talentos do CJPII. Este teve a especial participação do Doutor Fernando Fidalgo e do Doutor Mário Paulo Pereira.

Após o pequeno espetáculo, os estudantes do Terceiro Ciclo, acompanhados pelos seus Diretores de Turma, já estavam ansiosos e entusiasmados para receber os seus prémios. Era chegada a hora de subirem ao palco. Fizeram-no alegremente, agradeceram, trocaram sorrisos e abraços e foram tirar a tradicional fotografia com os diplomas.

Recordando os bons momentos do ano escolar passado, foi mostrada uma pequena montagem com fotografias e vídeos das viagens de final de ano e de todas as visitas de estudo. Todos os alunos estavam animados ao recordarem-se do tempo que passaram com os seus colegas e professores! Foi mais um momento entusiástico na sala.

Faltavam os alunos do Secundário, desejosos para terem nas suas mãos a confirmação de que todo o seu esforço e trabalho não foi em vão. Restava, apenas, revelar o grande vencedor da Bolsa de Excelência…

O professor Pedro anunciou mais um momento de partilha de dois vídeos com o público. Sendo, o primeiro, de uma antiga aluna do colégio, Beatriz Cardoso, que falou da sua incrível experiência no programa do Dual e de como isso a ajudou nos estudos. O segundo, foi uma homenagem para agradecer à excecional Teacher Maria, uma figura incontornável do colégio, que se reformou este ano. Vários alunos deixaram o seu testemunho e agradecimento à Teacher, por tudo que fez por eles.

Finalmente, chegava a hora de saber quem era o vencedor da Bolsa de Excelência. O professor Pedro deu a palavra ao Doutor Fernando Fidalgo que, depois de alguns momentos de expectativa, revelou que a galardoada com o prémio de excelência era a aluna Mariana dos Santos Ferreira, que subiu ao palco e agradeceu o reconhecimento. 

Assim, terminou mais uma Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito do Colégio João Paulo II. Para o ano, haverá mais alunos premiados e, claro, professores orgulhosos dos seus aprendizes.

O Colégio e os seus professores endereçam os parabéns a todos os alunos premiados!

Veja, em baixo, a galeria de fotos desta noite especial. Até para o próximo ano! 

Reportagem: Laura Efe Cruz (11.°A)

Fotografias: Matilde Ferreira (11.ºB) e Iara Marques (11.ºD)