Vista de estudo a Seia

No passado dia 11 de março, as turmas do 5.ºano visitaram Seia, uma freguesia situada no setor sudoeste da Serra da Estrela. Um local privilegiado de encontro com natureza e com um vasto património cultural e gastronómico.

De manhã, as turmas visitaram o Museu do Pão, uma das maiores referências museológicas de Portugal sobre o tema. Viram, na primeira sala, a reconstituição do antigo ciclo tradicional do pão português no seu contexto histórico, bem como alfaias e utensílios que atestam que se trata de uma prática originalmente muito artesanal. Depois, colocaram mãos à obra e produziram o seu próprio pão, uma experiência que alia a tradição à degustação.

Da parte da tarde, realizaram uma viagem histórica sobre o mundo da energia elétrica, visitando o Museu Natural da Eletricidade. Uma das mais antigas centrais hidroelétricas de Portugal, a Central da Senhora do Desterro, manteve-se em atividade até 1994 e, através de uma parceria entre a EDP e o Município de Seia, abriu ao público, em 2011, transformada num espaço de fruição de memória.

Cheios de conhecimento e novas experiências, os alunos regressaram, ao final do dia, à cidade de Braga, muitos satisfeitos com as aprendizagens adquiridas.