CNN´s – Ciência Na Nossa Semana

Cães azuis aparecem na Rússia perto de uma fábrica abandonada.

Sete cães com pelo tingido a azul foram avistados junto de uma antiga fábrica de químicos, em Dzerzhinks. Estes deverão ter sido expostos a substâncias tóxicas, mas já estão livres de perigo. Ainda assim, ativistas pedem “estratégias efetivas e humanas para resolver problemas relacionados com matilhas de cães vadios”.

Kelly O’Meare, vice-presidente da Humane Society International, referiu à Newsweek que a situação pode apontar para “inúmeras preocupações relacionados com o bem-estar animal”. “A tinta nos seus pelos implica que eles terão tido contacto direto, ou até mesmo ingerido, substâncias potencialmente tóxicas. Isto pode resultar em queimaduras dolorosas na pele, ardor, hemorragias internas e doenças, que podem levar à morte, se não for feita uma intervenção veterinária”.

Esta não é a primeira vez que animais são encontrados nesta cidade com pigmentos estranhos. Andrey Mislivets, gerente da agora falida fábrica de químicos que se pensa ter sido a responsável pela pigmentação do pelo dos animais, disse à agência de notícias estatal Sputnik que “há sete anos, algo semelhante aconteceu”.

E confirmou que, desta vez, o mais provável seria que os cães tivessem estado em contacto com químicos industriais. “Provavelmente, encontraram os restos de alguns químicos antigos e rebolaram neles. Poderia ser sulfato de cobre”, referiu. “Devem ter encontrado alguma coisa, ninguém os controla”, continuou.

Os animais foram, entretanto, levados para um consultório veterinário nas redondezas e todos estão fora de perigo. Imagens da Reuters mostram os cães a receberem tratamento num abrigo em Nizhny Novogrod, uma cidade a uma hora de Dzerzhinsk. E há boas notícias: dois deles já foram adotados.

Fonte: Público

Autores: Joana Rodrigues, Mafalda Castro e Nicole Amorim, 12.ºC