Braga: um percurso pelo Barroco, com os alunos de Artes

No passado dia onze de outubro, os alunos da turma H, do décimo primeiro ano, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, visitaram monumentos barrocos da cidade de Braga.

Com uma fachada, de elementos maneiristas, a igreja de S. Vicente foi o primeiro edifício barroco visitado. Fazendo lembrar um retábulo, a fachada levanta-se, harmoniosa e ornamentada com elementos dinâmicos e teatrais, expressos em curvas e contracurvas, com um grande efeito expressivo. O patrono, S. Vicente, resguardado num nicho, convida o observador a dar entrada no interior da igreja para deslumbrar os fiéis com um esplendoroso altar banhado de talha dourada.

Projetado pelo arquiteto Carlos Amarante, o edifício do Hospital e da Igreja de São Marcos, datados do séc. XVIII, foram os locais visitados de seguida. Em estilo barroco, a verticalidade da Igreja, com as suas duas torres, contrasta com a horizontalidade das dependências hospitalares que se desenvolvem simetricamente, criando um conjunto harmonioso. Na sua decoração exterior destacam-se as estátuas dos apóstolos em tamanho natural que marcam o ritmo da balaustrada superior. A meio da fachada da Igreja, num nicho, podemos ver a imagem de São Marcos.

Posteriormente, o Palácio do Raio, de André Soares, foi a última passagem da visita, de estilo barroco e rococó, constituiu um excelente exemplo de fantasia formal e dinamismo decorativo.

Concluindo, através da observação, os alunos tiveram a capacidade de analisar in loco diversas expressões artísticas como a arquitetura, pintura e escultura, conseguindo identificar as características da arte barroca.

Notícia de: Alunos de Artes , 11.ºano (Eva Vilaça; Francisca Pereira; Gabriela Vieira; Santiago Carvalho)