MORALIDADES: Novos tempos… Novos Rumos

Setembro é o mês dos regressos e dos projetos: o regresso à escola, ao trabalho, às atividades desportivas, à rotina, ao quotidiano e, no caso do Colégio João Paulo II, o regresso à atividade Pastoral, se bem que, no que concerne à celebração semanal da Eucaristia e à Catequese, esse regresso aconteça somente na primeira semana de outubro.

Em grande parte dos casos, as férias ficaram agora para trás, por isso encontramo-nos cheios de força para enfrentar todos estes regressos que se impõem nas nossas vidas. Porém, muitas vezes no meio de tanta logística, rapidamente voltamos a cair no stress e no cansaço em que nos encontrávamos antes, razão pela qual damos por nós a pensar tantas vezes: “Preciso novamente de férias”!

É caso para dizer que o mês de setembro faz-nos ficar focados em criar e manter uma rotina diária; mas nem sempre nos faz focar n’Aquilo que é essencial. Por isso, este mês é também de projetos: todos iniciamos um novo ano letivo e muitos iniciam novos ciclos na sua trajetória educativa. É tempo de nos reposicionarmos sobre aquilo em que temos mais dificuldades e de lançarmos novos horizontes e projetarmos novos sonhos que se concretizarão na sustentabilidade das nossa capacidades e empenho mas, sobretudo, amparados e fortalecidos pelo espírito coletivo e de entre ajuda que só a “Família João Paulo II” nos pode proporcionar.

Estamos animados e determinados a fazer deste ano letivo o melhor das nossas vidas.

Sim, o momento presente é a melhor, senão a única, oportunidade que possuímos para a construção da nossa FELICIDADE: o passado, com todos os altos e baixos trouxe-nos até aqui, e já não podemos voltar lá para alterar o que quer que seja e, pelo mesmo motivo, o futuro não pode ser adivinhado, predeterminado nem antecipado mas apenas previsto e, está visto,  será o resultado das escolhas e decisões (ajustadas ou descabidas) que tomarmos no hoje de todos os dias.

No entanto, Setembro de 2023 é diferente. Não por termos vivido o Verão mais quente dos últimos anos, mas sim porque a chama de Cristo se reacendeu nos nossos corações através da Jornada Mundial da Juventude e a nossa Família Educativa viveu intensamente este acontecimento através das mais diversificadas formas de PRESENÇA.

Foi um momento especial e único nas nossas vidas – não só pela sua dimensão, pelo seu impacto no dia-a-dia dos portugueses ou pelo frenesim que causou em todos os meios de comunicação social, mas também pela oportunidade que nos deu de podermos ser Igreja uns com os outros, num caminho que começou largos meses (para alguns, anos!) antes da semana que acolheu os jovens de todo o mundo, em Lisboa, no início do mês de agosto. Ainda assim, ser Igreja não é fácil e este caminho para a JMJ teve muitos momentos de turbulência, desânimo, tristeza, incerteza e muita vontade de desistir. No entanto, também foram muitos os momentos de alegria, amor, caridade, partilha e testemunho. Na verdade, muitas vezes sem o conseguirmos perceber, fomos verdadeiros privilegiados por tudo o que nos foi proporcionado!

Está nas nossas mãos fazer a diferença.

Votos de um excelente Ano Letivo 2023/2024. Que a esperança de um mundo mais justo e mais humano comece a ser vislumbrada na firmeza dos nossos passos e gestos concretos de AMOR.