Entrevista – Associação de Estudantes

Inês Fonseca, aluna do 12°A e estudante no curso de ciências e tecnologia, analisa os resultados da eleição para a associação de estudantes e aceita falar com os repórteres do jornal sobre todo o processo eleitoral.

De onde surgiu a ideia de formar uma lista?

A ideia de formar uma lista já tinha surgido em anos passados. Desde que começou a haver listas no colégio, nós comentávamos entre nós que um dia iríamos ser nós a formar uma. Mas, no ano passado, decidimos mesmo que no ano seguinte iria ser o ano que íamos pôr essa ideia em prática. Como alunos que já estão no colégio desde que praticamente nasceram, queríamos tentar retribuir a esta instituição (que inclui professores, funcionários, a direção, os alunos…) tudo aquilo que já fez por nós e achamos que criar uma lista seria uma boa forma para fazermos isso.

Por que razão é que acham que foram eleitos e como se sentem em relação à vitória?

Achamos que, com a campanha, mostramos ser alunos empenhados na lista e prontos para realizar as medidas que propusemos fazer. Acima de tudo, durante esses dois dias, conseguimos aproximar-nos dos alunos e mostrar-lhes uma face amiga do nosso lado, que achamos que lhes fez ganhar confiança em nós! Mostramo-nos sempre prontos a ajudá-los ao e, com isso, fizemo-los ver que era esse o papel que gostávamos de ter para com eles ao longo deste ano.
Sentimo-nos muito gratos pela vitória, pois mostrou-nos que, os alunos deste colégio, sentiram que podiam confiar em nós para ser a Associação de Estudantes deste ano. Sentimo-nos ainda melhor ao saber que eles gostaram tanto de se aproximar de nós na campanha quanto nós gostamos de nos aproximar deles! Achamos que esta vai ser uma espécie de último agradecimento por tudo o que o colégio já fez por nós ao longo destes anos, o que torna a vitória ainda mais especial.

O que é ser presidente de uma associação de estudantes?

Para mim, ser presidente de uma associação de estudantes é uma grande responsabilidade. É conhecer os alunos e ter uma boa relação com eles. Pretendo que todos os alunos se sintam à vontade para virem falar comigo acerca de qualquer assunto, seja escolar ou mesmo pessoal. É criar uma amizade com todas as pessoas que constituem o colégio e ser capaz de as ajudar com tudo o que precisem. É ser a “voz” dos alunos e ouvir as suas ideias, críticas e sugestões. Como aluna do colégio desde que tenho 1 ano, sei o que é ter esta instituição como segunda casa durante a minha vida toda, por isso sinto que ajudar os alunos que estão a passar pelo mesmo que eu passei ao longo destes anos é uma função muito especial.

Qual o projeto que fazem questão de ser o primeiro a ser executado e quando tencionam colocar as restantes das vossas medidas em prática?

Pretendemos começar a colocar os resultados dos jogos do Dumiense, a nível do futebol e do voleibol como também uma caixa com produtos de higiene femininos, nas casas de banho do secundário e do 2° e 3° ciclo, esta semana, medidas que se manterão até ao final do ano. As nossas outras medidas estão divididas entre o primeiro período, o segundo e o terceiro, sendo algumas delas realizadas durante o ano todo. Ao longo do ano, pretendemos realizar um banco de resumos e fichas de anos anteriores, um anuário, criar uma caixa de sugestões para a AE, realizar torneio desportivo e/ou virtuais no final de cada período e doações de bens e roupa uma vez por mês. Nas medidas que encaixam apenas neste primeiro período, temos as seguintes: apadrinhamento entre alunos do 5° ao 12° ano e decoração natalícia. Relativamente ao segundo período, pretendemos realizar uma festa de Carnaval, cartas de São Valentim, um concurso do melhor outfit reciclável, formação em suporte básico de vida, uma caça aos ovos da Páscoa e festejar a La Chandeleur. No terceiro período, temos planeado: uma Semana Temática, o dia do “Não à mochila”, organização de palestras para alunos de Secundário com alunos do Ensino Superior e de palestras para alunos do 9° ano com alunos do Ensino Secundário.

Que imagem pretendem que a lista deixe no final do ano letivo?

Pretendemos que sejamos vistos como alunos que cumpriram tudo aquilo que prometeram fazer ao longo do ano, mas mais importante, esperemos que, com essas atividades que realizarmos, seja possível tornar o ambiente no colégio mais unido entre todos os alunos. Acima de tudo, esperemos deixar uma imagem de 11 amigos que fizeram de tudo que puderam para ajudar todos os alunos pertencentes ao colégio!