Os alunos do 5.º A avaliaram a qualidade do ar, no polo de Dume, com recurso a bioindicadores.

No passado dia 7 de junho, os alunos do 5.º A divulgaram à Direção Pedagógica os resultados obtidos a partir do estudo “Avaliação da qualidade do ar, no polo de Dume, com recurso a bioindicadores”, que realizaram no âmbito da disciplina de Ciência e Tecnologia.

Neste estudo, que decorreu durante o 2.º período, os alunos caracterizaram diferentes zonas do recinto escolar, de acordo com parâmetros antrópicos e naturais previamente definidos. Procederam à recolha de líquenes, bioindicadores utilizados no estudo da qualidade do ar. Cada grupo recebeu sacos de amostras, pinças, um guia de campo e um relatório a ser preenchido.

Depois das aulas de campo, os alunos analisaram macro e microscopicamente as amostras em laboratório para a identificação das espécies recolhidas. Com base em guiões de campo, os alunos identificaram duas espécies: Parmotrema perlatum (nome comum, Flor de Pedra) e Parmotrema reticulatum (nome comum, Líquen-plissado-reticulado). De acordo com as características destes líquenes, os alunos concluíram que a qualidade do ar do polo de Dume é Bom a Muito Bom.

Na apresentação dos resultados e das conclusões do estudo, o Diretor Pedagógico recebeu um diploma a certificar a qualidade do ar e os pósteres científicos elaborados pelos diferentes grupos, com a análise dos resultados.

Com esta atividade, pretendeu-se desenvolver as seguintes competências:

  • utilizar vocabulário específico/linguagem científica;
  • analisar factos, identificando os seus elementos ou dados, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, com incidência local;
  • aplicar conhecimentos adquiridos na resolução de problemas da vida corrente;
  • construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades de investigação práticas, planeadas para responder a questões-problema:
  • utilizar, de forma adequada e contextualizada, a língua portuguesa e tecnologias da informação e comunicação.

Os alunos estiveram à altura deste desafio, estando de parabéns pelo empenho e pelo trabalho que desenvolveram! Foram uns verdadeiros inspetores da poluição!