IV Jornadas da Ciência do Colégio João Paulo II

No dia 3 de maio, durante toda a manhã, decorreram as IV Jornadas da Ciência do Colégio João Paulo II.
Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e Secundário participaram com uma grande diversidade de trabalhos distribuídos por três categorias: Póster científico, Vídeo e Comunicação oral.

Estes trabalhos foram avaliados por três jurados convidados: o professor Luís Cunha, do Departamento de Física da Universidade do Minho, os professores Luís Gonçalves e Jorge Pamplona, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho.
Foi com orgulho que vimos a brilhante prestação dos alunos nas diferentes categorias. Parabéns a todos.

Os que se destacaram nas diferentes categorias foram:

2.º ciclo:
– Categoria Póster Científico – “Bomba de hidrogénio: cogumelo da morte” (João Norton, 6.º B);
– Categoria Comunicação Oral – “Energias nucleares “ (Alice Dias, Maria Augusto e José Gouveia do 6º.C) – Categoria Vídeo – “Gelo instantâneo.” (Madalena Santos e Beatriz Marinho do 5º.A);
3.º Ciclo:
– Categoria Póster Científico – “Por que estão a desaparecer os insetos polinizadores na Europa.” (Ana Novais e João Novais do 7º.B) – Categoria Vídeo – “ O desastre do Césio – 137; Mariana Ferreira do 7.ºB);
– Categoria Comunicação Oral – “A vacina do COVID” (Ana Aguilar, Joana Ribeiro e Inês Ralha do 7º.A);
Secundário:
– Categoria Póster Científico – “Sem material? Sem problema!” (Marcos Martins 12.ºA, Humberto Gomes e Mariana Varajão do 12.ºC);
– Categoria Vídeo – “Minerais polimorfos e minerais isomorfos” (Ana Codeço e Inês Fonseca do 11.ºC e Mafalda Pires do 11.ºF);
– Categoria Comunicação Oral – “Fórmula 1 Wheelcovers – A Tale of Phisics” (Gonçalo Roriz 12.ºC).

Os professores de Biologia e Geologia e Física e Química, responsáveis pela organização das IV Jornadas da Ciência, deixam aqui uma nota de agradecimento às alunas Maria Inês do 11º A, Inês Fonseca do 11º.C e Mariana Santos do 12.ºC, pelos momentos musicais que nos proporcionaram e aos elementos do júri que aceitaram o nosso convite para a árdua tarefa de selecionar os trabalhos que se destacaram.