Snack prático e nutritivo!

Se lhe faltam ideias para snacks práticos e nutritivos, que o jovem atleta pode levar para qualquer lado, ou mesmo de um snack para dar aquele boost de energia extra em exercícios de longa duração, deixo-lhe uma sugestão que vai querer guardar.

Fazer snacks caseiros será sempre a melhor opção, pois pode controlar os ingredientes colocados, adoçar de forma mais natural e controlar a qualidade nutricional. Mas, se a questão do tempo despendido na preparação é por norma um fator impeditivo para fazer snacks caseiros, saiba que há sempre opções rápidas e deliciosas, como estas trufas de cacau feitas com apenas quatro ingredientes.

Para a sua confeção, combinei alimentos com benefícios para quem treina de forma regular e essenciais para o bom rendimento. Os frutos oleaginosos, como a noz e a amêndoa, são fonte de vitaminas do complexo B, magnésio, cálcio e zinco, fundamentais para o metabolismo energético, contração muscular, sistema antioxidante e metabolismo ósseo. A amêndoa, por exemplo, dentro dos frutos oleaginosos, é uma das melhores fontes de proteína de origem vegetal. Já o cacau cru, além de ser um ótima fonte de magnésio, tem também um elevado teor em flavonóides, que fazem parte de um grupo de compostos com forte ação antioxidantes, os polifenóis. As tâmaras são uma forma de aproveitar o doce natural da fruta desidratada e adoçar sem recorrer a açúcares de adição, sendo também ricas em potássio mineral necessário para a contração muscular.

Trufas de cacau

(para 7 unidades)

7 tâmaras sem caroço

20g de noz

30g de amêndoa

1 colher de sopa de cacau cru em pó

coco ralado (opcional)

Primeiro, coloque as tâmaras numa taça cobertas com água morna e deixe assim durante uma hora. No final, escorra a água e esprema as tâmaras com a mão, reserve.

Num robot de cozinha, triture as nozes com as amêndoas. Adicione, em seguida, o cacau e torne a triturar. Deite numa taça. No mesmo robot de cozinha, triture as tâmaras e, depois, junte a mistura do cacau. Volte a triturar até obter uma massa húmida e moldável (se assim não ficar, adicione uma colher de sopa de água).

Forme bolinhas pequenas e, se quiser, passe-as por coco ralado, ou deixe-as sem nada. Leve uns 15 minutos ao frigorífico só para endurecerem um pouco. Bom apetite!