“D” de Direitos Humanos

Como defendem as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, “Existe um conjunto de conhecimentos relativos ao meio social e cultural que a criança vai adquirindo nos seus contextos sociais imediatos (…) e no ambiente da sua comunidade. Estes saberes facilitam uma progressiva consciência de si, do seu papel (…)” (Silva, Marques, Mata & Rosa, 2016, p. 88).
Desta forma, é primordial que seja possibilitado às crianças o contacto com documentos tão fundamentais, como o é a “Convenção sobre os Direitos da Criança”. Enquanto cidadã crítica, participativa, competente e de direitos, a criança deve ter a oportunidade de conhecer e explorar
aspetos inerentes à sua existência, tais como o direito à educação, o direito à proteção, o direito
à participação, o direito a cuidados de saúde, entre outros, refletindo sobre os mesmos. Assim sendo, as crianças concretizaram um Cartaz de Sensibilização aos Direitos da Criança e acabaram por explorar, simultaneamente, o fonema inicial da palavra “Direitos”.
Fizeram a modelagem da letra “D”, através da utilização de plasticina, reconheceram e
identificaram palavras iniciadas pela letra “D” em revistas/jornais e, por fim, recortaram e colaram
as mesmas numa folha A3, com o fundo branco.