Prémio Nobel da Física

O prémio Nobel da Física deste ano foi atribuído a Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi. Estes três cientistas foram distinguidos pelas “contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos”. 

O norte-americano, nascido no Japão Syukuro Manabe, de 90 anos, e o alemão  Klaus  Hasselmann, de 89 anos, receberam o Nobel da Física “pela modelagem física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global”. 

Já o italiano Giorgio Parisi, de 73 anos, foi distinguido “pela descoberta da interação da desordem e das flutuações nos sistemas físicos de escalas atómicas a planetárias”. 

Syukuro Manabe demonstrou como o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento das temperaturas na superfície da Terra. 

Quanto ao físico Giorgio Parisi, por volta de 1980, descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados, destaca a Real Academia Sueca das Ciências. As suas descobertas estão “entre as mais importantes contribuições para a teoria dos sistemas complexos”, pois tornam possível compreender e descrever muitos materiais e fenómenos diferentes e aparentemente inteiramente aleatórios, não só em física, mas também noutras áreas muito diferentes, tais como matemática, biologia, neurociências e aprendizagem de máquinas. 

Autoria: Rui Pedro Tereso 12º C , Afonso Sousa 12º C , Gonçalo Sousa 12º A

Imagem: El País