Dia Mundial do Xadrez comemorado pelo Clube de Xadrez do CJPII

Além de ser um dos jogos mais complexos que o ser humano criou, o xadrez é um dos mais populares e antigos do mundo, jogado, atualmente, por mais de 600 milhões de pessoas. É um jogo de estratégia e tática, onde os jogadores movem 32 peças num tabuleiro de 64 casas. As casas, divididas de forma igual, são alternadas entre branco e preto ou cores claras e escuras.

Existem muitas lendas em torno da invenção deste jogo, mas acredita-se que tenha surgido na Ásia, há milhares de anos, e evoluído na Europa. A Portugal, o xadrez chegou pela mão dos Árabes, no séc. VIII, quando estes conquistaram grande parte da Península Ibérica. O xadrez atual, também designado por xadrez ocidental ou xadrez internacional, surgiu na Europa no século XV.

Mas hoje, dia 19 de novembro, celebra-se o Dia Mundial do Xadrez e o Clube de Xadrez do CJPII quis assinalar esta data. Este dia foi escolhido para comemorar este jogo em homenagem ao grande xadrezista, a máquina do xadrez, José Raul Capablanca y Graupera. Neste dia, em 1888, nasceu a mente que revolucionou o mundo do xadrez pelo seu talento e brilhantismo.

Natural de Havana, capital cubana, aos quatro anos o pequeno Capablanca já era capaz de observar atentamente todos os movimentos do pai no tabuleiro, conseguindo alegar e comprovar quando este havia cometido erros no jogo e sendo, inclusivamente, capaz de o vencer. José chegou a ser levado ao médico por suspeita de problemas mentais e foi por ele proibido de jogar xadrez. Mas, felizmente, isso não aconteceu; e aos 8 anos ingressou no Clube de Xadrez de Havana, onde aprimorou consideravelmente as suas técnicas. Em 1901, quando tinha 13 anos, venceu uma partida contra o então campeão cubano Juan Corzo, provando que a sua chegada marcaria a história do xadrez. Em 1908, abandonou a Engenharia para dedicar-se somente ao xadrez, viajou pelos Estados Unidos, enfrentou diversos e fortes adversários, e acabou por surpreender o mundo: em 734 partidas obteve 703 vitórias, 19 empates e apenas 12 derrotas. Depois de uma história de vida e uma carreira incomuns, é elogiado por todo o mundo do xadrez, inclusive pelos grandes campeões, da sua época e posteriores. Além do seu legado no xadrez, deixou também quatro livros, o mais importante dos quais é «Os Fundamentos do Xadrez».

Este ano letivo, e sob a direção do professor Joel Carvalho, de Matemática, foi criado o Clube de Xadrez CJPII, que funciona às sextas-feiras, das 17h10 às 18h10, na sala Bib3. O Clube é aberto a todos os alunos que queiram participar. Este é um ótimo momento para treinar o raciocínio, o pensamento estratégico, a paciência, a ponderação e a audácia. 

O Clube de Xadrez espera por muitos alunos que queiram aprender a dar xeque-mate!