5 Dicas para o seu filho se tornar um melhor atleta

Uma alimentação adequada e equilibrada é essencial para suprir as necessidades exigidas pelo crescimento e pelo exercício. Quando isto não acontece, a performance pode ser afetada e pode haver um aumento do risco de desequilíbrios nutricionais, um fraco rendimento, fadiga e condicionamento do crescimento ósseo, muscular e da recuperação.

Assim sendo, deixo 5 dicas que irão com certeza ajudar o seu filho a ser um melhor atleta:

1.Consumo adequado e com qualidade, de hidratos de carbono, proteína e gordura

Ajustar ao longo do dia a quantidade em alimentos fornecedores de hidratos de carbono, proteína e gordura, tendo em conta as necessidades individuais e do desporto praticado pelo atleta, é fundamental para uma boa performance. Nem quantidade a mais, nem a menos.

As quantidades destes macronutrientes serão depois específicas a cada atleta, adaptadas ás exigências da fase de desenvolvimento em que se encontra, ao tipo de desporto praticado e à periodização dos treinos. Outra das prioridades é fornecer alimentos nutricionalmente interessantes e com qualidade, ricos em hidratos de carbono complexos, proteínas de alto valor biológico e gorduras insaturadas, evitando-se o consumo excessivo de açúcares refinados e gordura saturada.

2.Alimentação rica em vitaminas e minerais

Os micronutrientes, vitaminas e os minerais, têm diversas funções no organismo que influenciam o rendimento físico. Eles desempenham um papel importante na contração muscular, na produção de energia, na síntese de hemoglobina, na manutenção da saúde óssea, na função imunológica, na proteção do organismo contra os danos oxidativos inerentes ao exercício e ajudam também na reparação do tecido muscular durante a recuperação do exercício.

Os que se destacam na dieta dos atletas são o cálcio, vitamina D, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, ferro, zinco, selénio e magnésio. Assim sendo, deve haver uma preocupação por incentivar o consumo diário de frutas e hortícolas. No caso do jovem atleta não gostar de hortícolas, tem que se desenvolver o gosto pelos mesmos. Como? Primeiro, eles têm que estar presentes no prato em todas as refeições. Ninguém gosta de algo que por norma não come. Segundo, tente cozinhá-los de maneiras diferentes, como por exemplo, assados no forno, salteados, grelhados, em saladas, “fritos” na air fryer ou triturados sobe a forma de creme na massa. E por último, recorra à sopa de legumes, que é sempre uma excelente forma de os comer.

3.Uma adequada composição corporal

A composição corporal e o peso são dois fatores que contribuem para o desempenho desportivo. O peso corporal pode influenciar a velocidade, a resistência e potência do atleta, enquanto que a composição corporal pode afetar a força, agilidade e aparência.

Como estamos a falar de jovens atletas, devemos adequar a composição corporal às exigências de crescimento, à idade, ao sexo mas também ao tipo de desporto praticado.

Para se ajustar, gradualmente, a composição corporal é necessária uma adequação do dia alimentar do jovem atleta, que passa por uma reeducação alimentar.

4.Boa hidratação

O estado de hidratação é muito importante na prática desportiva, sendo fundamental para a performance, para compensar as perdas ocorridas através da transpiração e regulação da temperatura corporal. As crianças têm um risco acrescido de desidratação, comparando com os adultos e por esta razão é importante estar-se atento.

O atleta não deve esperar pela sensação de sede. Beber água deve fazer parte da sua rotina diária, num volume adequado às necessidades individuais.

5.Boa noite de sono

O sono é uma das necessidades básicas do homem e em atletas, uma boa noite de sono pode beneficiar a performance; prevenir alterações da função cognitiva como alterações na precisão, no tempo de reação e na capacidade de escolha; prevenir o desgaste e ajudar na recuperação.

Assim sendo, crie rotinas de sono para o seu filho, para este ter qualidade no descanso.

Dicas simples e nada complicadas que pode ir, gradualmente, pondo em prática pois, com toda a certeza, irão surtir bons resultados!