Pintar Francisco

Turma A do 9.º ano

Durante o mês de novembro, os alunos de História e Cultura das Artes abraçaram a iniciativa Pintar Francisco. Tratou-se de uma ação desenvolvida pela associação “Amigos do Convento”, à qual o Colégio João Paulo II se associou. O objetivo foi criar uma pintura de São Francisco de Assis, em óleo sobre tela, a ser executada pelo artista português Rúben Ferreira, que será oferecida à paróquia de São Jerónimo de Real.

Exposição “Pintar Francisco”

Mais do que reunir o dinheiro desejado, o objetivo foi que toda a comunidade educativa abraçasse e acarinhasse o projeto, encarando-o como seu, numa lógica de reforço do sentimento de pertença. Assim, uma série de iniciativas culturais/pedagógicas, associadas a este projeto/tema foram desenvolvidas nas turmas do colégio. Os alunos foram desafiados a pintar o santo em turma e tomaram contacto com a vida e obra de Francisco de Assis, nas aulas de Religião e Moral.

Posteriormente, os mentores do projeto (alunos de HCA) elaboraram uma exposição na portaria Sul e reuniram todos os trabalhos executados num livro digital, publicitado nas redes sociais da instituição.

A iniciativa foi um êxito, tendo o Colégio João Paulo II conseguido quase quinhentos donativos, permitindo que o objetivo pretendido fosse alcançado.