No início do mês de fevereiro, os alunos de Biologia e Geologia do 10.º A desenvolveram um trabalho de investigação no sentido de responder à questão-problema: Quais as diferenças entre as células das bananas verdes e as células das bananas maduras em relação à quantidade de amido?
Esta questão surgiu no âmbito dos conteúdos abordados na disciplina: Células e Biomoléculas.
Em grupos, os alunos formularam uma hipótese e seguiram um protocolo de forma a testar a mesma, no sentido de dar uma resposta fundamentada à questão-problema.
Começaram por verificar a presença de amido, usando a água iodada como indicador da sua presença. Os alunos já sabiam que a água iodada funciona como um indicador da presença de amido. Em contacto com o amido, este indicador deixa de apresentar uma cor amarelo-alaranjada e passa a ter uma cor roxo-escura. Assim, e tal como mostra a figura 3, os alunos viram que as bananas verdes possuem mais amido que as bananas amarelas.
Posteriormente, fizeram preparações temporárias de porções dos dois tipos de bananas e observaram-nas ao microscópio ótico composto com diferentes ampliações. Tiveram a oportunidade de ver os organelos em que o amido se encontra, os amiloplastos.
Com base nas suas observações, concluíram que as células das bananas verdes possuem mais amiloplastos e mais amido (figura 6) que as células das bananas amarelas (figura 7).
Após as suas conclusões puderam refutar ou validar a sua hipótese e chegar a uma resposta correta para a questão-problema. Entretanto, não só desenvolveram competências ligadas ao trabalho em grupo como aplicaram e consolidaram técnicas de observação de material biológico ao microscópio ótico composto.