A 9 de Maio celebra-se o Dia da Europa!
Esta data remete para o 9 de maio de 1950, quando o estadista francês Robert Schuman, ministro dos Negócios Estrangeiros de França, avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. O objetivo centrava-se na unidade do continente europeu, através do enriquecimento das relações políticas e económicas entre a França e a Alemanha.
A Declaração Schuman marca, assim, a pacificação e união entre estas duas nações, após uma longa e sangrenta história. A proposta era a junção da produção do carvão e do aço, sendo até hoje considerada o embrião da atual União Europeia.
Schuman conseguiu acelerar a modernização dos dois países, depois de uma fase longa de devastação económica e de carnificina humana, resultantes da Segunda Guerra Mundial, e evitar uma potencial corrida de concorrência desleal.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, pois veio a dar origem à CECA, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como o “Dia da Europa”.
Os alunos do Colégio João Paulo II, sensibilizados com a data e a sua importância, reuniram-se para honrar este dia.
Os estudantes do Terceiro Ciclo, no âmbito da disciplina de Geografia, criaram as “Malas da Europa”, que constituem uma representação dos aspetos geográficos mais relevantes dos vinte e sete países que compõem a União Europeia.
Os alunos do Ensino Secundário, na disciplina de Geografia A, criaram diversos materiais para a exposição do Dia da Europa, elaborando mapas da Europa e outros materiais alusivos ao tema.
Nos próximos dias, as “Malas da Europa” e os mapas estarão em exposição pelo Colégio.
Notícia de: Luísa Castro, 11.ºD