Reflexão Crítica
Nós somos os autores da nossa vida. Só nós podemos escrever o nosso guião e torná-lo único. Contudo, existe algo comum nas vidas de todos nós, os obstáculos. Ao longo do nosso percurso, todos nós nos deparamos com obstáculos, por vezes positivos, outras vezes negativos, mas a verdade é que todos são necessários para a nossa aprendizagem. O que seria de nós sem desafios para viver, dilemas para resolver e decisões para tomar?
É aqui que se encaixa o secundário, talvez o maior obstáculo vivido por nós até agora, tanto pela positiva como pela negativa. Todos nós idealizamos o secundário como o início do nosso futuro, parece que a nossa vida irá depender destes três anos e, na verdade, este é o primeiro passo para a nossa vida adulta.
Esta nossa etapa começa no 10º ano, um ano de adaptação, do nosso ponto de vista. A melhor expressão que resume este ano é “um balde de água fria”, um choque relativamente à nova turma, aos novos professores e à descida das notas comparativamente ao 3º ciclo, que acabou por gerar um enorme misto de emoções. Ademais, apareceu um fator que ninguém esperava, a Covid-19. Sem dúvida que foi um aspeto que dificultou a nossa adaptação a esta nova fase, tirou-nos a nossa vida escolar, bem como a nossa vida social, terminando assim o nosso 10º ano isolados em casa.
De seguida, o pior ano do secundário, o 11º ano. Um ano de muito esforço e dedicação, psicologicamente e emocionalmente difícil devido, principalmente, à recuperação das notas obtidas no 10º ano, mas também à pressão dos exames. A nossa vida resumiu-se a escola-casa, casa-escola, deixando de parte tudo aquilo que nos abstraía da pressão, como os convívios familiares, as saídas com os amigos, etc. Além de todo este stress, as aulas online regressaram no 2º Período, acabando por agravar ainda mais o estado do nosso psicológico.
Por fim, o 12º ano, um ano mais tranquilo relativamente aos anteriores, com uma carga horária reduzida, com mais tempo para cuidar de nós e com o regresso da vida social, porém a pressão acresce uma vez que estamos a chegar à reta final. Várias questões passam pela nossa cabeça, como “Será que estamos a fazer a escolha certa?”, “Será que queremos mesmo este curso?”, entrando, assim, no período das indecisões finais. É neste momento que nos apercebemos que está a chegar ao fim…
A nossa viagem aqui está prestes a terminar e tudo o que vivemos até agora irá permanecer para sempre nos nossos corações. Tudo ficará registado na nossa memória, o tempo de aprendizagem, de riso e felicidade, de tristeza e de conquista. Aqui, além de termos aprendido matemática, português, inglês, aprendemos a viver e sobreviver, aprendemos a conviver, foi aqui que nos preparamos para o futuro. Vivemos momentos inesquecíveis com todos os nossos amigos, professores e funcionários, que nos acompanharam todos os dias incansavelmente, foram o nosso porto seguro e o nosso apoio nos momentos mais difíceis. Estamos prestes a entrar numa nova fase da nossa vida, será que estamos preparados? Será que estamos prontos para colocar um ponto final neste capítulo? Vamos embarcar nesta aventura juntos e fortes!
Gabriela Ferreira nº7
Nicole Amorim nº22