Pequeno-almoço: um hábito saudável!

Uma questão muito colocada é se é mesmo importante que o jovem atleta e também qualquer criança ou adolescente, tenha que tomar o pequeno-almoço. A resposta é simples: Sim!

Vários estudos apontam que o tomar o pequeno-almoço está associado, por exemplo, à melhoria da performance académica e psicossocial em crianças e adolescentes; à manutenção de um peso adequado; e ao evitar a fraqueza e a quebra de rendimento físico e intelectual no final da manhã. Para quem pratica exercício de forma regular ajuda a repor as reservas energéticas perdidas durante a noite e necessárias para uma boa performance.

Aconselha-se a que o pequeno-almoço seja constituído por alimentos do grupo dos cereais e derivados, que fornecem hidratos de carbono de absorção mais lenta, com vitaminas, minerais e fibra; do grupo da fruta, que fornecem vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes; e do grupo dos lacticínios, fonte de proteína de alto valor biológico, cálcio e vitaminas.

Para aqueles jovens que não têm apetite ou vontade em comer logo pela manhã, ter-se-á que estimular o apetite e para isso, aconselho começar por algo simples e em pequenas quantidades, por exemplo, um fatia de queijo magro e uma peça de fruta.

Se um dos entraves ao pequeno-almoço for a questão do tempo, não precisa de ser algo que demore muito, por exemplo um batido com leite/iogurte, flocos de aveia e fruta nem 5 minutos demora a fazer.

Quer algo diferente? Ovos mexidos colocados em cima de uma fatia de pão torrado e acompanhados de 1 peça de fruta. Mas o tradicional pão integral/mistura com queijo/manteiga acompanhado de um iogurte líquido/ copo de leite e uma peça de fruta é uma óptima opção. As opções são ilimitadas!

Deixo uma sugestão simples, com uma combinação que fica deliciosa: pão torrado com queijo e fruta. Basta torrar fatias de pão integral/mistura, barrar com fatias de queijo fresco ou com queijo fresco de barrar e depois colocar por cima fruta em pedaços pequenos. Resulta muito bem com morango, manga e papaia aos cubos pequenos, pera em fatias, maçã em fatias, kiwi às rodelas, banana às rodelas, só tem de experimentar e depois ir variando na fruta! Não acha que só pela foto será uma opção de pequeno-almoço bem apelativa e impossível de resistir?