Nutrição

O Dumiense Futebol Clube iniciou, em janeiro, uma parceria com a nutricionista Rita Lebreiro. A profissional respondeu a um conjunto de perguntas sobre nutrição.  

O que comer antes do treino?

A nutrição desempenha um papel fundamental no desempenho desportivo, podendo condicionar de forma significativa o rendimento, sendo de extrema importância que esta também apoie e acompanhe todo o processo de crescimento e desenvolvimento dos jovens atletas.

Antes do treino, a refeição tem por objetivo fornecer energia para o treino, aumentar resistência, o desempenho, evitar a fadiga e manter os níveis de glicose sanguínea.

Como deve ser constituída?

Para uma refeição mais próxima do treino (de 45 minutos até 1 hora antes) recomenda-se que esta tenha uma fonte de hidratos de carbono, uma quantidade moderada de proteína e baixo teor em fibra e gordura, estes dois últimos têm o intuito de não atrasar muito a digestão ou criar alguma indisposição durante o treino.

Mesmo antes do treino, devem-se evitar sumos de fruta, pelo facto da absorção ser demasiado rápida e poderem provocar uma baixa repentina da glicemia, devido ao esforço do treino (hipoglicemia reativa).

Também no caso do leite e dos iogurtes há que ter alguma atenção ao timing da ingestão, por causa da difícil digestão, o que pode causar desconforto gástrico. Assim, o seu consumo e o início do treino devem ter um desfasamento de uma e meia a duas horas.

Referindo alguns exemplos mais práticos:

  • Panquecas caseiras com uma peça de fruta
  • Bolachas marinheiras com queijo babybell
  • Pão mistura com queijo fatiado e fiambre peru/frango
  • Bolachas milho/ arroz tufado + queijo fatiado
  • Pão mistura com queijo fresco + uma peça de fruta

Apesar da refeição de pré-treino e até a de pós-treino, serem importantes, é necessário referir que elas são apenas duas de várias que o jovem atleta faz ao longo do dia e, como tal, não se deve negligenciar a qualidade/equilíbrio nutricional de todas as outras.

Fica uma sugestão de receita de panquecas caseiras, que podem ser uma deliciosa opção para pré-treino. Receita fácil e que irá agradar a todos!

Panquecas de manga

(10 unidades)

160g de manga (polpa)

2 ovos

1 colher de sobremesa de linhaça (triturada)

1 colher de chá de fermento

80g de farinha de aveia

Coloque a polpa da manga num robot de cozinha e reduza a puré. Reserve.

Numa taça bata os dois ovos, junte em seguida o puré de manga, a linhaça, o fermento e a farinha. Misture com uma vara de aramas até ficar uma massa homogénea.

Unte uma frigideira antiaderente com azeite, ligue o lume e deixe aquecer. Coloque pedaços de massa, espaçados entre si, na frigideira. Reduza um pouco o lume, porque pode “tostar” demasiadamente as panquecas. Quando os bordos começarem a soltar, está na hora de virar. Repita o processo até acabar a massa toda. Bom apetite!

Nutricionista Dra. Ana Rita Lebreiro (cédula profissional nº0080N).