Acabado o Ensino Secundário, os alunos do Colégio João Paulo II seguem diferentes caminhos no Ensino Superior. A maioria optou pelo ingresso no ensino público, mas vários discentes foram admitidos no ensino privado e em universidades estrangeiras. Seja qual for a opção, todos têm um futuro promissor à sua frente.
Dos alunos colocados no Ensino Superior Público, em 2023, 51 entraram na primeira opção (78%) e 10 na segunda (15%).
Direito e Medicina, com 6 colocados em cada curso, lideram as colocações, seguidos de Economia, com 5 alunos. Engenharia Informática, Gestão e Ciências do Desporto receberam 4 alunos cada um. Já Contabilidade, Engenharia Mecânica e Educação Básica tiveram 3 colocados por curso. Com duas vagas preenchidas pelos nossos alunos, seguem-se os cursos de Línguas e Literaturas Europeias, Psicologia, Enfermagem e Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação. Por fim, uma vaga foi preenchida em Optometria e Ciências da Visão e outra em Engenharia Química e Biológica.
A Universidade do Minho liderou, claramente, as preferências, sendo a instituição de Ensino Superior que mais recebeu alunos do CJPII: ao todo, 37 (mais de 50%). Na Universidade do Porto, entraram 9; na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro foram colocados 8 alunos; na Universidade de Coimbra entraram 4; a Universidade Nova de Lisboa recebeu 2, tal como o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; um aluno entrou na Universidade de Aveiro e outro no Instituto Politécnico de Lisboa.
O Colégio João Paulo II deseja as maiores felicidades e sucessos aos seus antigos alunos, prometendo que manterá sempre as portas abertas para os receber.