Em contexto sala de aula, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, os alunos do 11.º ano, das turmas B, C e H, representaram as principais personagens da ópera de Mozart, “As Bodas de Fígaro” , através de esboços aguarelados.
O estudo da obra teatral teve como principal objetivo traçar o perfil social e psicológico das personagens e reconhecer o significado histórico e político da peça, já que sua realização ocorreu três anos antes da Revolução Francesa.
As Bodas de Fígaro são uma ópera cómica composta por Mozart a partir do libreto de Lorenzo da Ponte. Teve a sua primeira audição no Burgtheater de Viena, na Áustria, a 1 de maio de 1786. É uma obra teatral que veicula valores como a liberdade e a igualdade, num contexto de profunda injustiça social vivida no século XVIII. A sua análise ajudou a desenvolver nos nossos alunos o gosto pela música e pelo teatro, bem como promoveu o desenvolvimento do espírito crítico, sensibilizando-os para o valor da liberdade.
A atividade pedagógica correu muito bem, cumprindo com os objetivos propostos e surpreendendo pela positiva, já que os alunos se interessaram por ópera – um estilo clássico de gosto invulgar junto dos jovens atuais.