Afinal “O que é o amor?”

O mês de fevereiro é, por excelência, o mês da celebração dos afetos, das emoções, da amizade, do carinho e muitas mais manifestações de gestos, sentimentos e atitudes de afetividade positivas, que são tão importantes para o bem-estar de todos.

Perante isto, os alunos do 4.º ano foram desfiados a refletir sobre o tema, após a leitura e exploração do livro O que é o amor?, de David Cali e Anna laura Cantone.

No final, foram questionados: Afinal, “O que é o amor?”

As respostas foram uma delícia de aromas de afetividade e cheias de coloridas emoções positivas.

Palavras sentidas pelos alunos do 4.º ano:

O amor é uma emoção importante que todas as pessoas têm de encontrar, quando o encontramos, devemos partilhá-lo. Descobrimos o amor, quando sentimos uma pressão no coração e umas borboletas na barriga.

É um sentimento que nos ajuda a crescer. Que nos corre nas veias, é carinhoso, profundo e pacífico. Será uma chama que arde dentro de nós.

Quando existe um amor verdadeiro entre as pessoas, até movemos uma montanha, o que é espetacular. O amor é doce como um chocolate quente, nos dias frios de inverno. A vida, sem ele, é como um livro sem título.

O amor é ajudar o próximo. É sentir o consolo de ser amado. Este deve ser mais forte nos momentos difíceis, não devemos ter em consideração a aparência física do nosso amado, mas o seu interior. Digamos que o amor é um rio de emoções, onde vão desaguar os nossos corações, abarrotar de afetos e carinho. É como dar um belo mergulho e sentirmo-nos livres.

A vida sem amor seria como um livro sem letras, seria um mundo sem felicidade, sem emoções. Como é que existem pessoas que não partilham este sentimento?