Os alunos das três turmas do 6.º ano, inscritos em Oficina da Cultura, desenvolveram, ao longo das últimas semanas, um trabalho prático, ligado ao tema da democracia.
Depois de aprenderem e refletirem sobre a origem da democracia, na Grécia Antiga, foram convidados a juntar-se em grupos, escolher temas que achassem relevantes sobre o mundo que os rodeia e pensar sobre eles. Seguidamente, elaboraram cartazes, prepararam argumentos e escolheram medidas e soluções para apresentar sobre os seus temas.
Por fim, a sala de aula transformou-se numa Eclésia, numa assembleia, onde os nossos jovens “decisores públicos” expuseram as suas ideias, debateram e votaram soluções para questões como o racismo, os direitos das mulheres e as alterações climáticas.
Ao longo do debate, os alunos esforçaram-se por respeitar as regras da participação democrática e as opiniões divergentes, conseguindo também encontrar muitas ideias em comum. Foi visível a sua entrega e dedicação na atividade. Os discentes afirmaram que esta experiência os tornou mais conscientes sobre o que é a democracia e qual a sua importância nas nossas vidas e que gostaram muito de poder debater as ideias com os colegas.
Os professores de História, responsáveis por lecionar a disciplina de Oficina da Cultura, preparam e orientaram toda a atividade, acompanhando os alunos em todo o processo, e mediaram os debates, sempre estimulando a sua capacidade de pensamento e de expressão.
Após esta vivência da experiência democrática, os alunos descreveram a atividade com palavras como: “incrível”, “relevante”, “útil” e “importante”, entre outras considerações, como as registadas neste quadro:
Certamente, além de uma vivência democrática feliz, esta foi uma experiência enriquecedora para os alunos do 6.º ano, que desenvolveram o seu pensamento crítico, a sua capacidade de fazer escolhas e de trabalhar em grupo, bem como fortaleceram competências discursivas e argumentativas, ao longo de toda a preparação e do debate.
6.ºA e 6.ºB com o professor Gonçalo Lopes | 6.ºC com a professora Maria Esteves