Notícia de última hora:
O Halloween ainda não chegou, mas o Colégio João Paulo II foi invadido por diversos monstrinhos… monstros esses que habitam a nossa mente e foram criados para alertar a nossa comunidade educativa para a importância da Saúde Mental.
Monstro da Vergonha, Monstro da Insegurança, Monstro da Raiva, Monstro da Empatia, Monstro da Resiliência… criatividade não faltou aos nossos alunos e professores.
Sendo o Colégio João Paulo II uma instituição que procura, diariamente, promover o bem-estar físico e psicológico da nossa comunidade educativa, o Gabinete Psicopedagógico lançou a todas as turmas o desafio de criar um monstrinho, a partir do 1.º ciclo, com o objetivo de sensibilizar miúdos e graúdos para a importância da Saúde Mental. Muitos são os monstrinhos que habitam a nossa mente. Monstros bons e monstros maus… Monstros que estão apenas de passagem e monstros permanentes… Monstros que nos ajudam a crescer e monstros que nos bloqueiam… Conhecer cada um destes monstrinhos, saber identificá-los, perceber o que nos provocam e qual o impacto que têm na nossa vida torna-se fundamental para os conseguirmos “educar” e colocá-los no devido lugar. Não é uma tarefa fácil, muitas vezes exige um “trabalho” pessoal muito exigente e em alguns casos torna-se essencial reconhecer que sozinhos não os conseguimos vencer. Saber reconhecer as nossas limitações e não ter receio de pedir ajuda é algo que o Gabinete Psicopedagógico tem tentado incutir nos nossos alunos, professores e auxiliares.
O bem-estar e a saúde mental são condições essenciais para uma aprendizagem bem-sucedida. Estando ambos interligados, é necessária uma estreita colaboração, entre a família e a escola, na promoção de competências que capacitem os nossos alunos a lidarem com os desafios que vão surgindo, de forma consciente, assertiva e resiliente. O Gabinete Psicopedagógico do Colégio João Paulo II, através dos programas de intervenção, das palestras e das atividades que desenvolve, tem como principal missão capacitar os nossos alunos com habilidades e competências que os ajudem a tornarem-se cidadãos responsáveis, empáticos, com um papel ativo na sociedade, mas principalmente cidadãos saudáveis e felizes.
“Uma das nossas maiores liberdades é escolher como reagimos às coisas”, frase retirada do livro O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo. Refletindo uns minutos sobre esta frase, seremos efetivamente seres livres, capazes de reagir aos desafios do dia a dia com total liberdade?
Segundo a OMS, 1 bilhão de pessoas vive com algum transtorno mental, sendo que 14% desses são adolescentes. Nos últimos anos, o número de jovens que vivem aprisionados aos seus medos, receios, preconceitos e estereótipos tem vindo a aumentar significativamente, desencadeando sinais de ansiedade, frustração, sintomas depressivos, baixa autoestima, desmotivação, desinteresse generalizado, comportamentos autolesivos, entre outros.
A promoção da saúde mental torna-se emergente, sendo importante que cada um de nós adote um papel ativo na promoção e desenvolvimento da mesma.
Parabéns a todos os participantes! O nosso colégio ficou assustadoramente fofo e a nossa comunidade escolar mais sensibilizada e atenta para esta temática tão importante!