No passado dia onze de outubro, os alunos da turma H, do décimo primeiro ano, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, visitaram monumentos barrocos da cidade de Braga.
Com uma fachada, de elementos maneiristas, a igreja de S. Vicente foi o primeiro edifício barroco visitado. Fazendo lembrar um retábulo, a fachada levanta-se, harmoniosa e ornamentada com elementos dinâmicos e teatrais, expressos em curvas e contracurvas, com um grande efeito expressivo. O patrono, S. Vicente, resguardado num nicho, convida o observador a dar entrada no interior da igreja para deslumbrar os fiéis com um esplendoroso altar banhado de talha dourada.
Projetado pelo arquiteto Carlos Amarante, o edifício do Hospital e da Igreja de São Marcos, datados do séc. XVIII, foram os locais visitados de seguida. Em estilo barroco, a verticalidade da Igreja, com as suas duas torres, contrasta com a horizontalidade das dependências hospitalares que se desenvolvem simetricamente, criando um conjunto harmonioso. Na sua decoração exterior destacam-se as estátuas dos apóstolos em tamanho natural que marcam o ritmo da balaustrada superior. A meio da fachada da Igreja, num nicho, podemos ver a imagem de São Marcos.
Posteriormente, o Palácio do Raio, de André Soares, foi a última passagem da visita, de estilo barroco e rococó, constituiu um excelente exemplo de fantasia formal e dinamismo decorativo.
Concluindo, através da observação, os alunos tiveram a capacidade de analisar in loco diversas expressões artísticas como a arquitetura, pintura e escultura, conseguindo identificar as características da arte barroca.
Notícia de: Alunos de Artes , 11.ºano (Eva Vilaça; Francisca Pereira; Gabriela Vieira; Santiago Carvalho)