Arte, cultura e muita história. Os museus são locais recheados de peças incríveis que merecem ser vistos e revistos.
Revisitar acontecimentos passados, através da arte e da cultura, torna os jovens mais sensíveis, criativos e com um apurado sentido de estética.
Então, porque não transportar a aula para um local tão inacreditável? Porque não proporcionar aos alunos o acesso a peças únicas e exclusivas encontradas em anos de pesquisas? Ou até mesmo deixá-los fruir artisticamente de obras de arte que desconhecem? Num museu, tudo isto é possível. E os alunos de História da Cultura e das Artes tiveram essa oportunidade no Museu D. Diogo de Sousa, no passado dia 21 de janeiro.
A partir da doação de cerca de 300 peças históricas, feita por Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, os alunos aprenderam a apreciar, examinar, avaliar e interpretar objetos artísticos das civilizações etrusca, grega e romana, criando novas leituras. Já imaginou estar perto de um retrato romano do Imperador Augusto? Ou de uma magnífica escultura grega? Ter a possibilidade de apreciar uma belíssima peça de cerâmica? Tirar uma selfie perto de uma máscara da Antiguidade Clássica? Os nossos alunos tiveram esse momento e não o deixaram escapar.