Numa pequena cidade, onde todos se conheciam, vivia um homem chamado João. Vindo de uma família pobre, João engraxava os sapatos às pessoas e fazia desse dinheiro, por muito pouco que fosse, o seu sustento.
Logo de manhã, lá estava o João preparado para começar mais um dia de trabalho. Até que num certo dia, que a princípio parecia ser só mais um, lhe apareceu um dos maiores e mais ricos empresários da cidade. Quando o João olhou para o homem, ficou maravilhado, era alto e esguio, com olhos verdes e cabelo castanho-claro, cor de caramelo:
– Quem me dera poder ser assim! Um verdadeiro homem, com uma vida e emprego de qualidade. Mas não, sou pobre, sem brio e com uma qualidade de vida miserável! – pensou o João.
O homem parou à sua frente, pediu para que este lhe engraxasse os sapatos e disse que estava com pressa, uma vez que estava atrasado para uma reunião mágica.
– Desculpe a curiosidade, senhor, mas uma reunião mágica? Como assim? – perguntou o João espantado.
– Primeiro, não me chames senhor, chama-me Ali. Segundo, não tens nada de pedir desculpa, eu também estranhava se me falasse de uma reunião mágica, mas o que é certo é que ela irá ser mágica e mudará a vida de muitas pessoas. – respondeu.
-A sério? Quem me dera conseguir mudar a minha, mas acho que já é tarde, estou destinado a ter esta vida. – disse o João num tom entristecido.
-Nada disso, nunca é tarde para mudar! Tu és uma boa pessoa! Ainda vais mudar a tua vida e eu vou ajudar-te! – disse o Ali.
– Muito, mas mesmo muito obrigada pelo elogio, significa muito para mim! Mas não estou a ver como é que me vai conseguir ajudar. – agradeceu o João.
– Anda comigo, vais à reunião!
Ao ouvir aquilo, o João ficou um bocado em dúvida, pois não acreditou na ideia de haver uma “reunião mágica”, mas depois pensou que não tinha nada a perder, já que não gostava da sua vida.
Quando chegaram, o João nem queria acreditar no que estava a ver: um edifício alto e futurístico, onde todas as pessoas tinham a sua própria secretária digital e flutuante, onde voavam, parecia que estavam no ano 3000. Entram para uma sala com hologramas em formato de pessoas e um painel digital enorme que dizia: “Como ser rico?” bem no meio. Logo que viu aquilo, o João pensou:
– É agora! É agora que vou ser rico e mudar completamente a minha vida!
E foi. Naquela tal “reunião mágica” o João aprendeu tudo o que tinha de saber para se tornar num homem rico e bem-sucedido, como sempre quis, saindo de lá uma nova pessoa.
Hoje, passados muitos anos, o João conseguiu, não só ser rico, como tornar outros que, tal como ele, viviam da miséria, em pessoas ricas, tudo porque cofiou nas palavras sábias de Ali.
Luísa Ferreira, 10.ºA
Imagem: https://sayitinportuguese.pt/