Em conversa com o grupo da sala dos 5 anos D sobre as músicas preferidas de cada um, uma menina começa a cantarolar a “Yellow Submarine” dos Beatles. Foi uma oportunidade de todos conhecerem esta música tão sonante e incrível de uma banda intemporal como os Beatles.
Curiosamente, a capa desse álbum apresenta um traço infantil o que chamou ainda mais a atenção das crianças. Uma “simples” partilha permitiu dar a conhecer os Beatles, falar sobre submarinos, o mar e ainda trabalhar a expressão plástica e a língua inglesa. O grupo anda bastante entusiasmado com o conhecimento das letras, de forma informal, ressalvando aqui a ideia da não escolarização precoce, mas sim a da escuta das crianças, os seus interesses e necessidades.
Tal como nos dizem as OCEPE, “não se trata de uma introdução formal e “clássica”, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita através do contacto e uso da leitura e da escrita, em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança. Esta abordagem situa-se numa perspetiva de literacia, enquanto competência global para o uso da linguagem escrita, que implica utilizar e saber para que serve a leitura e a escrita, mesmo sem saber ler e escrever formalmente.” Desta forma, as crianças acabaram também por explorar o fonema inicial da palavra “Beatles”, trouxeram de casa palavras começadas pelo fonema de forma a também incluir a família no processo de ensino-aprendizagem, relação essa crucial e tão fomentada e valorizada pelo colégio.