O Colégio João Paulo II viveu, ao longo de vários dias, uma verdadeira celebração do conhecimento com a realização do ScienceFest 2026, envolvendo alunos de todas as idades, professores, investigadores e toda a comunidade educativa, nos polos de Dume e Sete Fontes.









A semana teve início de forma entusiasmante com o IV Campeonato do Cubo de Rubik, nos dias 12 e 13 de janeiro, que colocou à prova a destreza, a concentração e a persistência dos participantes. Entre semifinais e finais intensamente disputadas, a competição ficou marcada por momentos de grande emoção, desafios exigentes e inúmeras superações pessoais, num ambiente de saudável competição e de fairplay.
Depois de muitas voltas, estratégias e segundos contados ao milésimo, tivemos vencedores nas diferentes categorias.
🏆 Vencedores 2026
Pyraminx:
1.º Ciclo – Ricardo Okada
2.º e 3.º Ciclos – Tiago Soares
2 x 2
1.º Ciclo – Emanuel Costa
2.º e 3.º Ciclos – Tiago Soares
3 x 3
1.º Ciclo – Guilherme Freitas
2.º e 3.º Ciclos – Tiago Soares



No dia 14 de janeiro, o palco pertenceu às VIII Jornadas da Ciência, onde alunos do 5.º ao 12.º ano apresentaram os seus trabalhos em formato de vídeo e comunicação oral. O auditório transformou-se num espaço de partilha de conhecimento científico, com comunicações envolventes, um público atento e um júri exigente que premiou o talento, o esforço e a maturidade científica dos jovens participantes.






Parabéns a todos os participantes e aos vencedores das seguintes categorias:
🏆 Vencedores 2026
2.° ciclo
Vídeo: Maria Inês Fernandes (5.º B) – Da casca de banana ao bioplástico – Uma solução sustentável.
Comunicação oral: Tomás Canle (5.º A) – O grande mistério do Universo
3.° ciclo
Comunicação oral: Mariana Fernandes, Iara Teixeira, Camila Carvalho e Margarida Ferreira (9.º B) – A luz que desce do escuro.
Secundário:
Vídeo: Matilde Forte (10.º A) – Doença de Lyme
Comunicação oral: Mariana Ferreira (11.º A) – O que são as doenças mitocondriais

Ao longo dos dias 14, 15 e 16 de janeiro, os dois polos acolheram, ainda, a Feira de Minerais, uma exposição aberta a toda a comunidade escolar, que permitiu despertar o interesse pelas geociências.



A ligação à ciência atual e aos desafios do mundo real esteve bem presente nas palestras dinamizadas durante a semana do ScienceFest 2026. Os alunos do ensino secundário tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre saúde pública e investigação científica através de uma sessão dedicada às bactérias multirresistentes, enquanto os alunos do 1.º Ciclo viajaram pelo fascinante mundo dos morcegos, descobrindo a sua importância para os ecossistemas e desmistificando ideias feitas, graças a abordagens claras, envolventes e adequadas às diferentes idades.




O encerramento do ScienceFest 2026 aconteceu com a vibrante Feira da Ciência, no polo de Sete Fontes, protagonizada pelos alunos do pré-escolar ao 4.º ano. Com entusiasmo, curiosidade e criatividade, os mais novos apresentaram experiências científicas que surpreenderam e encantaram todos os visitantes, num momento que reforçou a importância de despertar, desde cedo, o gosto pela descoberta e pela experimentação.
🏆 Vencedores da Feira da Ciência 2026
- 3 anos – Beatriz Pinto, Tornado em garrafa (Turma D)
- 5 anos – Guilherme Pereira, Arco-íris (Turma A)
- 1.º ano – Maria Luís Pereira, A experiência do Kiwi e da garrafa de água (Turma E)
- 2.º ano – Catarina Lopes, A água (Turma C)
- 3.º ano – Nuno Rocha, Como extrair o ADN de um morango (Turma D)
- 4.º ano – Luís Duarte, Missão curiosidade (Turma C)





O ScienceFest 2026 foi, assim, uma semana intensa, diversificada e inspiradora, que mostrou que a ciência pode ser vivida com entusiasmo.













