Visita de estudo a Vila do Conde

No passado dia 10 de fevereiro, as turmas A, B e C, do oitavo ano, visitaram a cidade de Vila do Conde. Iniciaram o dia com a visita à Alfândega Régia, local de chegada de mercadorias ao longo do século XV e XVI. Com base na análise de documentos da época, os alunos perceberam como se aplicavam os impostos, como se desenvolvia a comercialização e conheceram todo o processo de construção das naus.

Curiosos com a vida a bordo, embarcaram na nau quinhentista com entusiasmo e conheceram os aposentos dos tripulantes, locais e formas de armazenamento das mercadorias, material cartográfico e instrumentos de ajuda à navegação, peças de artilharia, lastro, entre outros, como forma de representar a complexidade enfrentada pelos navegantes nas suas viagens em alto mar.

Depois de um descontraído almoço, dirigiram-se ao Centro Ciência Viva onde tiveram oportunidade de entrar num “vaso sanguíneo”. Lá dentro, exploraram de forma interativa as funções e os elementos do sangue, percebendo o que acontece quando nos cortamos e o que se passa no sistema circulatório. Entenderam, também, os vários calibres de vasos, as transfusões e as doenças, entre muitos outros aspetos relacionados com este sistema. Para além da exposição, realizaram uma oficina de trabalho, na qual construíram carros movidos a painéis solares.

O dia terminou com o regresso dos alunos à cidade de Braga, mais conscientes do passado e mais confiantes num futuro sustentável.