Projeto Junior Achievement Portugal

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do oitavo ano, da turma C, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, têm recebido um voluntário do projeto Junior Achievement Portugal, o Dr. Pedro . A sua missão passa por aplicar na turma o programa “É o Meu Negócio” , dirigido a alunos com idades entre os 13 e 15 anos.

Durante cinco sessões interativas, os alunos identificam e compreendem conceitos de empreendedorismo, baseados em estudos sociais, na leitura, na escrita e na oralidade. Para além disso, os jovens são incentivados a usar o seu pensamento crítico para desenvolverem algumas competências empreendedoras que inspiram atitudes positivas, enquanto exploram as suas aspirações de carreira e apreendem conceitos de negócio.

A escuta ativa, brainstorming, pensamento criativo e crítico, tomada de decisão, raciocínio dedutivo, trabalho em grupo, mediação, interpretação, comunicação oral e escrita, resolução de problemas e gestão de dinheiro são algumas das competências desenvolvidas neste projeto.

Os alunos têm assumido uma postura muito entusiasta e recetiva à aplicação do programa, surpreendendo-se com os exemplos de negócios analisados. Conseguiram identificar problemas da sociedade que os rodeia e estão a formular soluções com base em negócios financeiramente sustentáveis.