cof

Alunos do 11.º ano participam na Cimeira das Democracias

No passado dia 26 de abril, um conjunto de alunos do décimo primeiro ano participou em mais uma edição da “Cimeira das Democracias”, evento organizado pelo Instituto de Estudos Políticos, da Universidade Católica de Lisboa e com o apoio do Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal. Este ano, a iniciativa regressa ao encontro presencial, sob o tema “A Democracia e as Novas Tecnologias”. A Cimeira foi transmitida também pela plataforma Youtube.

O IEP desafiou o Colégio João Paulo II a participar na simulação de uma grande Assembleia de Estados, a pesquisar e a debater valores políticos de relevância para o entendimento da cidadania.

O Colégio representou a Alemanha, com a participação dos embaixadores Ana Daniela Correia, Jerónimo Pereira, Mariana Ferreira, Fabiana Barcelos e Inês Carneiro, esta última como repórter.

Pela manhã, José Manuel Durão Barroso foi quem realizou a abertura da Cimeira, com um discurso sobre as Novas Tecnologias, as suas potencialidades e ameaças, em estados democráticos. O antigo presidente da Comissão Europeia respondeu às dúvidas dos alunos e a nossa delegação teve o prazer de ser escolhida para lhe dirigir uma pergunta, que deixou Durão Barroso surpreso com a preparação dos nossos embaixadores.

Durante a tarde, os jovens participantes integraram comissões de trabalho, onde discutiram temas como a ciberguerra, o ciberterrorismo, o voto eletrónico, a intervenção da Rússia nas eleições, a literacia digital, a influência das grandes empresas tecnológicas na sociedade, entre outros temas.

A Cimeira correu muito bem e a prestação dos nossos alunos foi excelente. Mais uma vez, demostraram ser jovens preocupados e ativos com a sociedade que os rodeia.

Barómetro da Democracia, Colégio João Paulo II