CJPII participa, novamente, no Concurso Nacional de Leitura

Na sexta-feira, dia 12 de novembro de 2021, realizou-se a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, no Colégio João Paulo II. Os alunos, desde o 1º ciclo ao secundário, tiveram a oportunidade de participar nesta atividade.

O propósito do Concurso Nacional De Leitura consiste em estimular o gosto pelos livros e melhorar a sua compreensão, o que constitui numa enorme vantagem para os alunos do nosso colégio.

Deste modo, foi atribuído um livro diferente para cada ciclo, de acordo com o nível de complexidade da obra, tendo sido escolhido o Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco (secundário), O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, ou O Tesouro, de Eça de Queirós (3º ciclo), o Rapaz de Bronze, de Sofia de Mello Breyner Anderson, ou Chocolate à Chuva, de Alice Vieira (2º ciclo).

Para tal, após a leitura da obra, os alunos puseram à prova os seus conhecimentos, através da realização de uma ficha constituída por vinte escolhas múltiplas e, no final, a uma questão de desenvolvimento, avaliada, apenas, no caso de empate.

Em suma, podemos afirmar que foi uma atividade que contribuiu para o enriquecimento das aprendizagens dos alunos e permitiu o aumento da cultura literária dos participantes.

Juliana Fernandes, 11.ºano