Dia S

No dia 15 de outubro de 2021, realizou-se no Colégio João Paulo II a atividade denominada de Dia S ou Dia Solidário. Tal iniciativa concretizou-se no âmbito do Plano Anual de Atividades do Colégio e destinou-se a toda a comunidade educativa.

Deste modo, os alunos do colégio puderam contribuir para o Dia S por iniciativa própria, estando dispensados de usar uniforme, mediante o pagamento de uma “pequena multa” de 2€. O montante angariado nesta iniciativa foi dedicado para ajudar a Associação de S. José, uma instituição particular de solidariedade social, localizada no coração de Braga e existente há 53 anos. Esta acolhe pessoas que carecem de ajuda, tendo como público-alvo jovens do sexo feminino dos 15 até aos 23 anos de idade, muitas destas jovens grávidas e mães.

A Associação de S. José garante, assim, um serviço de Proteção à Infância e Juventude, promovendo a educação, o desenvolvimento global da criança e do jovem e a igualdade de oportunidades educativas, sociais e profissionais, tanto para estas jovens como para os seus filhos.  

Com este pequeno gesto, cada aluno do Colégio João Paulo II pôde contribuir significativamente para o bem-estar e apoio de todos os acolhidos pela Associação de S. José, sendo instaurando desde cedo nos alunos um espírito de entreajuda, compaixão e solidariedade.

Autoria: Mariana Santos, 12.ºano