Físicos chegam muito perto do zero absoluto (e batem recorde de temperatura mais baixa já produzida)

Um novo recorde da temperatura mais baixa detetada num ambiente laboratorial foi atingida por uma equipa de físicos, num laboratório na Alemanha, enquanto investigavam o condensado de Bose-Einstein (BEC), o quinto estado da matéria. A temperatura rondou os 10-12 Kelvins. 

  De acordo com um projeto, pesquisadores do Centro de Tecnologia Espacial Aplicada e Microgravidade da Universidade de Bremen criaram uma nuvem de gás rubídio e largaram-na a altura de 120 metros. Durante a queda livre, o campo magnético que continha o gás foi ligado e desligado rapidamente. Isto permitiu ao condensado de Bose-Einstein flutuar na ausência de gravidade, o que reduziu o movimento molecular dos átomos de rubídio.  

A maioria das teorias indica que é praticamente impossível de atingir o “zero absoluto”, que corresponde a -273,15 ° C ou 0 Kelvin. Isso acontece visto que a temperatura se refere a vibração das moléculas, logo a ausência de movimento molecular representa o limite mínimo de temperatura (daí o termo “zero absoluto”). Existem teorias alternativas que indicam que é possível atingir temperaturas mais baixas, porém, algumas experiências mostraram que as temperaturas abaixo do zero absoluto só existem em condições muito especiais.  

O recorde anterior foi de 36 Kelvins, estabelecido por cientistas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia no Colorado.  

Imagem: https://zap.aeiou.pt/

   Autoria : Gonçalo Aldeia, Luís Bragança, Miguel Ventura, 12ºA e C